segunda-feira, 1 de novembro de 2010

BSP - Previsão de altas ondas na Joaquina

Surfistas de doze estados do país vão disputar a penúltima etapa de 2010 em Florianópolis.


O tempo já mudou em Santa Catarina e as previsões indicam grandes ondas para os primeiros dias do Brasil Surf Pro 2010, que começa quarta-feira na Praia da Joaquina, em Florianópolis. Um total de 80 surfistas de doze estados do país, 64 na categoria masculina e 16 na feminina, participará do penúltimo desafio da corrida pelos títulos brasileiros da temporada mais rica da história do circuito inaugurado em 1987 nas mesmas ondas da Joaca.

De quarta-feira a domingo, vai ser distribuída a quarta parcela do prêmio recorde de 1 milhão de Reais. E na Ilha de Santa Catarina, serão conhecidos os candidatos aos títulos para a grande final na Barra da Tijuca, na segunda semana de dezembro no Rio de Janeiro (RJ). Um novato na elite nacional lidera o ranking masculino. O jovem potiguar Alan Jhones, 21 anos, de Baía Formosa, campeão nordestino em 2009, prometeu conquistar o título quando ganhou a segunda etapa do Brasil Surf Pro 2010 na Praia do Cupe, em Ipojuca (PE).

“Eu já comecei o ano com este objetivo de ser campeão brasileiro na minha primeira temporada. Lá em Ubatuba fiquei na semifinal, mas aqui deu tudo certo e agora é ir atrás do objetivo maior, que é o título brasileiro”, enfatizou, mostrando confiança. Em sua estreia na Divisão Principal do Circuito Brasileiro, só perdeu para o campeão da primeira etapa nas semifinais em Ubatuba (SP), o carioca Leonardo Neves. Já na etapa nordestina do Brasil Surf Pro em Pernambuco, não deu chances para ninguém, festejando sua primeira vitória na final com o baiano Rudá Carvalho na Praia do Cupe.

No entanto, dançou de cara em Búzios, sendo barrado pelo cearense Pablo Paulino, da Equipe HD, que competiu como convidado e só perdeu uma bateria em Geribá, a final contra Jean da Silva. Com a vitória, o catarinense assumiu a vice-liderança no ranking do BSP 2010.

Na Praia da Joaquina, além de Jean da Silva, mais sete surfistas têm chances matemáticas de superar o líder Alan Jhones na reta final da temporada: o paulista Hizunomê Bettero (3º no ranking), o carioca Leonardo Neves (4º), o baiano Rudá Carvalho (5º), o cearense Marcio Farney (6º), o carioca Pedro Henrique (7º) e os paulistas Renato Galvão e Heitor Pereira, que dividem o oitavo lugar no ranking. No entanto, vários ainda podem colocar seus nomes na lista dos candidatos ao título para o Rio de Janeiro. Na categoria feminina, a paulista Suelen Naraisa começou a defender o seu título de campeã brasileira de forma arrasadora, ganhando as duas primeiras etapas do Brasil Surf Pro 2010 em Ubatuba (PE) e Ipojuca (PE).

Assim como Alan Jhones, na estréia da Divisão Principal do Brasileiro em Buzios também perdeu logo em sua primeira apresentação nas ondas de Geribá, onde quem brilhou foi a paraibana Diana Cristina. A índia Tininha, da Tribo Potiguara da Baía da Traição, encostou na líder e a catarinense Juliana Quint, em terceiro lugar, é a outra única surfista que pode tirar Suelen da ponta em Floripa.

Doze Estados

Nenhum surfista do Espírito Santo faz parte da elite nacional do Brasil Surf Pro, mas graças ao novo regulamento da Divisão Principal que passou a classificar dez atletas do ranking de acesso do ano corrente para as etapas, Krystian Kymmerson vem defendendo o estado capixaba. Com isso, desde o desafio nordestino em Pernambuco são doze estados representados no BSP 2010. O maior pelotão é o de São Paulo com dezoito competidores já confirmados para a penúltima etapa do ano em Florianópolis. Os catarinenses competirão com o segundo maior esquadrão na Joaquina, treze surfistas nas categorias masculina e feminina.

Depois, vem o Rio de Janeiro (12), Ceará (8), Bahia (6), Pernambuco (5, incluindo um de Fernando de Noronha), Rio Grande do Norte (4), Paraná (3), Paraiba (3), Rio Grande do Sul (2), Alagoas (1) e Espirito Santo (1). Na lista, faltam quatro convidados. O Brasil Surf Pro 2010 tem patrocínio da Hawaiian Dreams (HD) entre outras empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário