segunda-feira, 1 de novembro de 2010

WS Ilhas Canárias - Quatro brasileiros na briga do título

Devido a paralisação forçada no sábado, o ASP World Prime das Ilhas Canárias só será encerrado nesta segunda-feira em San Juan. O grande destaque do fim de semana no Islas Canarias Santa Pro foi o cearense Heitor Alves, que registrou um novo recorde de 17,87 pontos no sábado e aumentou essa marca no domingo para 18,10, com notas 9,10 e 9,00 na última rodada antes dos duelos homem a homem.

Ele e Alejo Muniz já passaram para as quartas de final e mais dois surfistas da nova geração estão na segunda metade das oitavas de final, que ficou para abrir a segunda-feira nas Ilhas Canárias, os paulistas Miguel Pupo e Jessé Mendes.

Assista a transmissão AO VIVO.

Com a vitória sobre o havaiano Mason Ho na última bateria do domingo de boas ondas de 3-5 pés, o catarinense Alejo Muniz já voltou a aparecer na zona de classificação para o ASP Dream Tour de 2011.
Ultrapassou os três que fechavam a relação dos 32 primeiros no ASP World Ranking, grupo que inicia a corrida do título mundial no ano que vem. Quem saiu da lista foi o paulista Wiggolly Dantas, que não participou do ASP Prime das Canárias.

Alejo começou o domingo com uma dobradinha brasileira com o baiano Marco Fernandez no terceiro confronto do dia, ainda pela terceira fase do Islas Canarias Santa Pro. Depois derrotou o australiano Nic Muscroft e o americano Nat Young na rodada dos 24 melhores, antes de despachar o havaiano Mason Ho, que tinha eliminado Marco Fernandez na fase anterior. O baiano foi o único dos brasileiros que não passou por ela.

24 melhores

Na bateria que abriu esta quarta fase, Heitor Alves estabeleceu um novo recorde de placar para o campeonato, 18,10 pontos, com o paulista Hizunomê Bettero completando outra dobradinha verde-amarela. Jessé Mendes também passou com vitória na disputa que tirou o espanhol Aritz Aranburu, campeão do último SuperSurf Internacional do ano na Barra da Tijuca. E Miguel Pupo barrou o ex-recordista absoluto nas Canárias, o local Jonathan Gonzalez, para passar atrás do francês Tim Boal.

Oitavas de final

Nas oitavas de final, faltou ondas para Heitor Alves dar outro show em San Juan, mas fez o suficiente para ganhar o primeiro duelo homem a homem do Islas Canarias Santa Pro, contra o espanhol Gony Zubizarreta.
Já Hizunomê Bettero acabou eliminado pelo havaiano Kai Barger, terminando em nono lugar no ASP Prime das Canárias. E para fechar o domingo, Alejo Muniz festejou a vitória que o recolocou no G-32 do ASP World Ranking, voltando a fazer parte da lista da elite mundial para o ano que vem.

O novo ranking unificado registra todos os resultados do Dream Tour 2010 e das etapas do ASP World Prime e ASP World Star, que formavam o extinto WQS (World Qualifying Series). Outra novidade do ASP World Ranking é que ele não será mais encerrado no fim do ano. Vai atravessar a temporada, sempre mantendo os pontos dos oito melhores resultados computados. Só que a partir de 2011, passa a ser utilizada outra regra nova da ASP.

Nova regra em 2011

Entre os oito resultados computados, um mesmo evento não poderá ser registrado duas vezes e precisa ser trocado. Num sistema parecido com o Tênis, os surfistas também terão que defender os pontos da etapa, buscando uma melhor colocação para aumentar sua pontuação.

Se não conseguirem, o resultado de 2009 no evento precisará ser substituído pelo melhor dos que estavam fora da tabela de classificação, o nono, reduzindo seu total de pontos no ranking.

Quartas de final do Islas Canaraias Santa Pro

1ª: Heitor Alves (BRA) x Kai Barger (HAV)
2ª: Alejo Muniz (BRA) x Nic Muscroft (AUS)
3ª: 1º da 5ª oitava de final x 1º da 6ª
4ª: 1º da 7ª oitava de final x 1º da 8ª

Oitavas de final

9º lugar – US$ 2.300 e 2.057 pontos

1ª: Heitor Alves (BRA) 14.74 x 10.83 Gony Zubizarreta (ESP)
2ª: Kai Barger (HAV) 11.03 x 8.93 Hizunomê Bettero (BRA)
3ª: Nic Muscroft (AUS) 15.37 x 14.07 Julian Wilson (AUS)
4ª: Alejo Muniz (BRA) 14.17 x 8.16 Mason Ho (HAV)

Baterias que ficaram para abrir a segunda-feira

5ª: Cory Lopez (EUA) x Masatoshi Ohno (JAP)
6ª: Dayyan Neve (AUS) x Jessé Mendes (BRA)
7ª: Tanner Gudauskas (EUA) x Miguel Pupo (BRA)
8ª: Glenn Hall (IRL) x Tim Boal (FRA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário