quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Universitário - PUC Surf encerra ano em grande estilo

Sessão de Tow out , slackline, música e surfe de alto nível técnico marcaram a competição.

Com muito sol, água cristalina e ondas de 0,5m com boa formação, a Barra da Tijuca recebeu a terceira etapa do Circuito PUC SurfF 2010, no último sábado (20), em frente ao posto 3.

O evento começou às 8h com a categoria Open universitária, que contou com universitários de mais de 10 diferentes instituições de ensino superior do estado do Rio.

Em uma disputa acirrada, o vencedor, que colocou a Univercidade no pódio, foi Tiago Arraes. Em grande estilo, o competidor protagonizou, na final, uma das baterias de maior nível técnico do evento, chegando a mandar um Superman, manobra que veio do MotoCross, seguido de um giro de 180 graus no ar, na mesma onda.

Em paralelo às primeiras baterias, na areia a galera do slakckline já começava a dar um show de slacktrick, modalidade que inclui saltos e posições que desafiam a gravidade. Com a participação da SlackBrasil, foram montadas três fitas na área do campeonato.

“Estamos incentivando esta atividade que está conquistando o Brasil. Os atletas querem transformar o slackline em um esporte competitivo e temos certeza que isto é somente uma questão de tempo. Temos orgulho de ser a primeira competição carioca da modalidade e vamos apoiar sempre, pois é uma atividade saudável para o corpo e para a mente”, revelou Guilherme Braga, organizador do evento.

Na competição de slackline, Allan Pinheiro foi o grande vencedor, deixando Gabriel Aglio e Daniel Dover com o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Logo após a Open universitária, as categorias masculino e feminino, restritas aos alunos da PUC, trouxeram algumas surpresas. Na categoria feminino , Letícia Morais tirou a invencibilidade da campeã Baraba Rizetto, que terminou com a segunda colocação na etapa. Apesar disso, Bárbara teve motivos para comemorar. Antes mesmo de entrar na água, já era a campeã do Circuito, por ter vencido as primeiras fases da competição.

Na categoria masculino, outra surpresa. David Romer, aluno de Desenho Industrial, terminou com a 4ª colocação, mas ficou com o título do Circuito por ter participado da final das 3 etapas, levando para casa uma bolsa de 6 meses no curso de inglês Britannia.

E quem levou a melhor foi Ian Consenza, estudante de Administração que, pela primeira vez participou do evento. Recém chegado da Indonésia, Ian estava com o surf bem polido e realizou boas batidas para levantar o troféu da etapa.

Ao final da tarde, rolou uma das categorias mais emocionantes do evento, o Confronto Universitário, uma disputa entre equipes de 5 atletas, cada uma representando a sua universidade.

O revezamento, que acontece como em uma prova de atletismo, teve a invencível PUC como campeã. A equipe PUC venceu as três etapas do Circuito. Universidade Estácio de Sá, Cândido Mendes e Univercidade também marcaram presença. Nesta categoria, o que conta é o trabalho de equipe em montar uma estratégia e controlar o tempo entre os atletas.

"É muito importante esse tipo de confronto. É uma forma de ver o surf como um esporte de equipe onde os alunos representam suas universidades com muita raça e determinação. Com certeza é a categoria mais competitiva da competição e que passa mais emoção pois todos universitários presentes no evento querem ver sua universidade campeã. Todos torcem e vibram muito!", disse Guilherme Braga.

Como não podia faltar, o som rolou solto com Dj Tucho e a Banda Maramar que fechou o PUC Surf 2010 com chave de ouro. A Etapa ficou marcada pelo sucesso da estreia da Categoria Open universitária que foi disputadíssima do começo ao fim.

Outra atração inédita foi a sessão de Tow Out com o atleta Felife “Gordo” Cesarano, que rebocou participantes para voar alto ou ter uma primeira experiência com esse esporte que é um derivado do Tow In, só que o reboque acontece em ondas pequenas e o que vale é voar mais alto.

Vários competidores decolaram na ondas cristalinas da praia da Barra e ficaram extasiados por terem praticado o tow out pela a primeira vez.

“O Surf universitário estava apagado no Rio, desde o ano passado começamos a organizar esses confrontos de equipes que deu muito certo. Na última etapa, resolvemos abrir a categoria Open devido a uma grande demanda de surfistas de outras universidades que queriam participar do evento.

Foi realmente um grande sucesso e para o ano que vem realizaremos um circuito universitário forte. Queremos revolucionar essa união do esporte e a educação no Estado do Rio, criando um evento com diversas ações paralelas, além do excelente nível técnico, que já pode ser visto hoje”, finalizou Guilherme.
Resultados

Feminina
1º Letícia Moraes
2º Barbara Rizzeto
3º Vicky Borges
4º Nicolle Calheiros
Masculina PUC
1º Ian Consenza
2º Alexandre Amigo
3º Elizio Tiúba
4º David Romer
Final Open
1º Tiago Arraes Univercidade
2º Mark Kronig Candido Mendes
3 º Daniel Lima UFRJ
4 º Thiago Moura Candido Mendes
Confronto Universitário
1º PUC-Rio
2º Univercidade
3º Candido Mendes
4º Estácio de Sá
Slackline
1º Allan Pinheiro
2º Gabriel Aglio
3º Daniel Dover
Campeões Ranking PUC Surf 2010
Masculino – David Romer
Feminino – Barbara Rizzeto
Confronto Universitário – PUC-Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário