quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Rosaldo Cavalcanti - Andy Irons, 1978-2010

O havaiano e tricampeão mundial Andy Irons foi encontrado morto, nesta terça-feira, 02 de novembro, num quarto de hotel, em Dallas, no estado do Texas, nos EUA. Ele tinha 32 anos de idade.


Tudo indica que Andy faleceu em consequência de uma dengue hemorrágica que, supostamente, contraiu em Porto Rico, onde estava para disputar a penúltima etapa do ASP World Tour 2010. Andy começou a passar mal em Porto Rico e não conseguiu disputar sua bateria da primeira fase.

De acordo com uma fonte ligada à família Irons, ele saiu de Porto Rico na segunda-feira, 01 de novembro, com febre, desidratado e sentindo muitas dores pelo corpo. Bastante debilitado, Andy embarcou num vôo de volta para sua casa, na ilha do Kauai, no Hawaii. Mas, infelizmente, na terça-feira, foi encontrado morto num quarto de hotel, em Dallas.

O fato é que uma epidemia de Dengue está assolando todo o Caribe, onde mais de 80 mil casos da doença foram registrados. E a ilha de Porto Rico não é exceção. De acordo com as autoridades porto-riquenhas, apenas este ano ocorreram mais de 12 mil casos da doença na ilha. Só nas últimas três semanas cerca de 900 pessoas foram infectadas pelo mosquito que transmite o vírus para os seres humanos. Em 2010 vinte e seis pessoas morreram vítimas de dengue em Porto Rico.

Não é a primeira vez que uma epidemia de dengue atinge Porto Rico. Em 1998, o vírus matou 19 pessoas e infectou mais de 17 mil.

O australiano Mark Occhilupo, campeão mundial de surf em 1999, e um dos melhores amigos de Andy no circuito, declarou que Irons já havia contraído Dengue em Bali, na Indonésia. “Quando você contraí dengue você fica com ela pra sempre. É parecido com a malaria”, disse Occy, durante uma entrevista para o canal de tv Fox Sports News.

De acordo com o Dr. Alan Tice, médico infectologista especializado em dengue, os principais sintomas da doença são febre e dores no corpo. O Dr. Tice esclareceu que, “a dengue não costuma matar, mas a severidade da doença varia de pessoa para pessoa”. Mas o fato é que algumas formas da doença, como a dengue hemorrágica, podem causar a morte por hemorragia interna.

Segundo o porta voz do Fort Worth International Airport, em Dallas, no Texas, Andy Irons chegou à esta cidade na segunda-feira de manhã, num vôo proveniente de Porto Rico. Como estava passando muito mal, ele não conseguiu embarcar na sua conexão para o Hawaii e acabou se hospedando num hotel próximo ao aeroporto. Seu corpo desfalecido foi encontrado na terça-feira por funcionários do hotel onde o tricampeão mundial se hospedou.

Tudo indica que o havaiano faleceu vítima da dengue, mas os resultados dos exames toxicológicos que irão determinar com certeza a causa da sua morte podem demorar várias semanas, talvez mesmo alguns meses, para serem divulgados. Andy dominou o circuito mundial de surf no início deste milênio. Quando conquistou três títulos mundiais seguidos: 2002, 2003 e 2004. Entre os anos de 2002 e 2006, ele venceu 4 vezes o “Triple Crown of Surfing”. Em 2008, Andy foi introduzido na "Walk of Fame", em Huntington Beach, na Califórnia.

Nos últimos dez anos, Andy Irons foi o único surfista que ameaçou o domínio de Kelly Slater. A rivalidade entre Irons e Slater deu sentido ao circuito mundial, principalmente durante os primeiros anos desta década, quando os dois travaram duelos memoráveis. Em ondas como Pipeline e Jeffrey’s Bay.

Andy iniciou sua carreira no circuito mundial de surf em 1998. Durante sua carreira, ele venceu 20 provas da primeira divisão, 4 títulos do “Triple Crown of Surfing” e 3 títulos mundiais consecutivos.

Andy se casou em 2007 e deixou sua esposa, Lyndie, grávida de 8 meses. O bebê, que será o primeiro e único filho do casal, deve nascer em dezembro. A família Irons se encontra em estado de choque e ainda não anunciou os planos para o sepultamento de Andy, que deve ser enterrado, ou cremado, na ilha do Kauai, no Hawaii, onde ele morava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário