quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Core Berlim

Fernando Fanta,Isso é Core |




Berlim é e sempre foi um antro criativo. Ainda nos momentos pré e pós-guerra, dali saíam pensamentos e manifestações artísticas que, anos depois, eram encontrados em movimentos posteriores.
Acredito que a palavra “vanguarda” descreve bastante a atmosfera deste lugar. Uma das coisas que sempre gostei por aqui foi dar umas voltas em um prédio chamado Tacheles que, há décadas, foi sede de uma prisão nazista e, logo após a queda do muro, serviu de ocupação para grupos de artistas. O lugar era repleto de ateliers e tinha até um cinema no último andar.
A notícia triste é que, procurando o prédio aqui em Berlim esses dias, descobri que um banco de investimentos pagou uma grana pesada e está fechando o espaço para transformá-lo em alguma fonte maior de lucro. Hoje, a Tacheles já está praticamente vazia, mas com alguns artistas que escolheram ficar até o último segundo em seus ateliers como forma de protesto.



Com toda certeza, novos lugares como este serão abertos, mas a Tacheles ficará na memória, inclusive, pelo fato de termos produzido a campanha de Inverno de 2009 por lá.
Fica aqui a nossa homenagem e um pouco desse clima berlinense na lente do fotógrafo Antônio Brasiliano para a MCD.



Nenhum comentário:

Postar um comentário