sexta-feira, 11 de maio de 2012

Danilo Couto = Surfe Extremo!



Um baiano humilde e com muita raça nas ondas gigantes. Danilo Couto é assim, alegre, brincalhão, nunca se abate pelo fracasso. Quando isso acontece, é como injetar vitamina na criança. Nosso surfista de ondas grandes do ano de 2011 fala com exclusividade para o Esporte Extremo e já avisa que estará no Brasil de 7 a 16 de maio para respirar o ar da terra que tanto ama, e que deixou para trás há 15 anos. Nosso bom baiano fala do passado, presente e futuro, e vai logo avisando:”…Maravilhoso ganhar desta forma, com tantos amigos e familiares que participaram de todo o processo até aqui. O gosto da vitória é bom demais! Agora que experimentei, gostei muito e quero mais! Muito Obrigado a todos no Brasil pela energia”. Agora com a palavra o vencedor do Oscar das Ondas Gigantes de 2.011 Danilo Couto. As fotos são do Bruno Lemos e da O’neill.



O sonho realizado

produção – Porque vc veio para o Havaí em busca das ondas?
Danilo Couto – Eu não vim aqui pra ser surfista de ondas grandes. Na verdade, eu vim visitar alguns amigos, acabei gostando, e hoje eu sou surfista profissional de ondas gigantes, e amo o que faço.
produção – Vc vem traçando planos pra pegar essa onda há muito tempo. Vc tinha certeza que o ano de 2011 vc alcançaria esse grande feito?
Danilo – Nesse ano de 2011 eu criei como meta desbravar as ondas de Jaws. Ela é a onda mais poderosa do mundo, até então só desbravada por surfistas com jet ski, pela dificuldade, pela força e pelo tamanho. Eu já venho há muitos anos me dedicando a essa onda através do surfe rebocado, e jé tinha percebido a possibilidade de surfar remando tradicionalmente essas ondas. Há aproximadamente 5 anos eu já venho surfando essa onda, juntamente com meus grandes parceiros Márcio Freire e Yuri Soledade, só que essa ano tudo se encachou. As condições estavam perfeitas. O preparo físico e psicológico em dia e equipamento em cima e foi um ano especial pra nós brasileiros, porque a gente conseguiu um espaço muito grande conquistando um grande espaço no cenário do surfe mundial, surfando as maiores ondas do ano no templo sagrado do big surfe Jaws.
produção – O que significa Jaws pra vc Danilo?
Danilo – Jaws pra nós surfistas de ondas grandes é a maior de todas! Acho que para os escaladores seria o Monte Everest. pros jogadores de futebol seria a final da Copa do Mundo. Para aos skatistas fosse a Megarampa. É mais ou menos isso. É o ápice! Porque é uma onda que impoe muito respeito. Ela é muito poderosa e toda vez que chego ali, eu chego com o maior respeito do mundo, pois é um templo sagrado. É ali que eu sinto uma energia especial, e eu me senti conectado com esse lugar desde primeira vez que eu fui lá. Eu fui muito bem recebebido por essa praia, porque na cultura havaiana, e isso é bem importante falar, porque o mar é muito sagrado. Foi através do mar que os havaianos chegaram nessa ilha. É ali que eles buscam o sustento da sua família, o peixe e as ondas são muito sagradas para a cultura deles. O surfe, é o esporte dos reis. Nos antepassados apenas os reis podiam surfar, e quando tem uma onda muito grande, perfeita e poderosa, isso significa uma demonstração da força dos deuses para a cultura havaiana. É fácil sentir essa energia aqui nesse lugar. E graças a essa cultura brasileira e baiana, a gente tem também essa conexão com o mar, esse respeito, e realmente eu sinto que fui agraciado por uma onda especial, grande, poderosa e linda.



Danilo e família momentos antes da premiação

produção -Qual a importância pra vc dessa onda vitoriosa?
Danilo Couto – O mais importante dessa onda é que ela foi histórica, por ser uma coisa nova no surfe de ondas grandes. A gente saiu do surfe tradicional. Um pequeno grupo de surfistas fez esse ano um pacto, que é o de trazer o tradiconal surfe de remada para uma onda que até então era explorado apenas com o uso do jet ski, e fincamos a bandeira do Brasil com força e peguei a maior de todas as sessões do dia 8/2/2011.



Danilo levanta a tão sonhada premiação

produção – Danilo o qual foi e emoção depois dessa árdua conquista?
Danilo – Maravilhoso ganhar desta forma, com tantos amigos e familiares que participaram do processo e o gosto da vitoria eh bom demais ,agora que exparimentei,gostei e quero mais ! Muito Obrigado a todos no Brasil pela energia.



Baiano bota pra baixo em Jaws, Maui, Havaí

produção – dedica a alguém especial???
Danilo Couto – Dedico este título ao Sion Milosky que muito me inspirou nos ultimos 2 anos. Ele era um verdadeiro guerreiro. Um exemplo de ser humano e se foi na mesma missão.
produção – e agora, o futuro?
Danilo Couto – Manter o ritmo e buscar mais títulos para o Brasil.



Shane Dorian comprimenta o nosso campeão

Por: Esporte Extremo

Nenhum comentário:

Postar um comentário