A organização do Brasil Surf Pro criou os 10 mandamentos para o surfista sustentável. São dicas do que se deve fazer e como agir para tornar ou manter os picos de surf mais limpos e preservados.
Confira:
1. Cuide do seu lixo – Se estiver dentro da água ou na praia, recolha o lixo e deposite-o na lixeira. Cuidado especial com a parafina usada: nunca a descarte na areia da praia. Sempre que possível recicle, principalmente em casa.
2. Preserve a vegetação nativa da praia – Cuide bem, pois ela garante a biodiversidade e evita a erosão na praia. Seja pró-ativo: em áreas degradadas, plante espécies nativas do bioma.
3. Mobilize as associações de surf locais – Estimule, sempre que possível, as práticas responsáveis com relação ao meio ambiente costeiro, principalmente durante a realização de campeonatos. Os eventos são uma plataforma para comunicar, sensibilizar e educar o público. Faça a sua parte.
4. Contagie o seu patrocinador nessa luta – Estimule práticas sustentáveis dentro da indústria do surf. A sustentabilidade já é uma realidade, faça as escolhas certas.
5. Seja um surfista amigo do planeta – Procure saber como você pode neutralizar os gases de efeito estufa e tornar-se um surfista carbono neutro. Os quilômetros percorridos nas viagens de carro, voos ou barcos emitem CO2 e contribuem para o aquecimento global. Sempre que possível, ande de bicicleta, a pé ou use transportes públicos.
6. Seja um exemplo – Envolva-se em causas sócio-ambientais na sua cidade. Empreste a sua imagem a essas causas e denuncie impactos e agressões ao meio ambiente. Dê o exemplo!
7. Confira se o fabricante da sua prancha é ecocorreto – A maioria dos shapers não destina os resíduos da fabricação das pranchas de forma correta, e eles são altamente tóxicos ao meio ambiente. Procure informar-se e cobre uma postura correta.
8. Seja um surfista verde – Pratique o consumo consciente no seu dia a dia. Comece com o simples ato de retirar da tomada todos seus equipamentos eletrônicos quando sair para surfar ou viajar. Diga não ao plástico e use somente sacolas reutilizáveis. A sua atitude faz a diferença.
9. Pratique o turismo sustentável – Hospede-se, sempre que possível, em hotéis e pousadas que utilizam recursos naturais como energia solar, captação de água da chuva, reaproveitamento de água do chuveiro para uso sanitário e coleta seletiva do lixo. Pesquise, pois essas opções existem.
10. Provoque e multiplique essa consciência planetária com seus amigos e sua família. Faça parte dessa corrente.
É isso aí! Cada um fazendo sua parte com certeza teremos um mundo melhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário