segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Sua prancha sempre em bom estado.


No livro que lemos '' Fala comigo,pai !'' os personagens principais, Tuna, Biel, Cauê entre outros, são adoradores natos do surf ,um esporte, praticado em praias de todo o mundo. É um esporte muito rádical e que necessita muita experiência para poder executar-se as manobras mais radicais desse esporte. O surf não necessita de muitos materiais, porém os que são necessários como a prancha e o leash (cordinha) são muitos caros,e por esse motivo estes equipamentos devem ser muito bem conservadas para que não se estraguem rapidamente.

No mundo do surf existem muitas competições e essas disputas geralmente são realizadas nas praias com as maiores e melhores ondas.

No livro " Fala comigo, pai ! "os personagens passam por várias praias e também falam de muitas praias do mundo inteiro entre essas praias muitas bem famosas no mundo do surf.

Manobras
Para cada modalidade é necessário um tipo de prancha diferente, no mundo do surf existem muitas manobras super radicais entre elas o Air Roll Spin ,que concentra numa mesma manobra , outras:O AÉREO, EL ROLLO e o 360º. Essa manobra foi uma das que revolucionou o Bodyboard no meio da década de 90.

Prancha
Dicas para comprar sua prancha de bodyboard : Se você tiver 1,56 a 1,65 de altura , sua prancha deve ter no minimo 40 polegadas de comprimento, resumindo, sua prancha deve ser maior que a distância entre seu ombro e seu umbigo.

Para melhor sua flutuação você tem que comprar uma prancha que aguente o seu peso, ex:Se você é magro a espessura de sua prancha deve ser mais ou menos de 55 a 58 mm , mas se você e gordinho a espessura de sua prancha deve ser de aproximadamente de 62 a 65 mm.

A largura da sua prancha é fundamental para que você realize certas manobras, ela tem que estar na linha de seus cotovelos, pois você joga todo o seu peso para frente.

Como manter sua prancha em bom estado, aqui vai algumas dicas para os amantes do surf e o bodyboard :

1º- Usar sempre uma capa para proteger a prancha tanto do sol como de eventuais pancadas;

2º- Nunca deixe sua prancha esposta muita ao sol , pois além de amarelar mais rápido podem aparecer bolhas no glass;

3º- Jamais deixar sua pancha em capa escura ou clara dentro do carro todo feixado debaixo de um sol de raxar , pois podera causar danos irreparaveis, como regreção do bloco;

4º- Depois de um dia de surf lavar a prancha com água e sabão ;

5º- Qualquer quebrado ou trinco , vedar imediatamente com silvertape ( fita adesiva cinsa) para que não infiltre água , e levar o mais rápido possivel em uma oficina especializada para fazer os reparos ;

6º- Evite colocar uma prancha sobre a outra se estiver com parafina, pois pode grudar no fundo e auterar o desenpenho e a fluidez nas ondas .

Sabe qual é o melhor lugar do mundo para se pegar uma onda?O Havaí. E foi lá mesmo que o surf nasceu. Os povos indígenas da Polinésia , que é onde fica o Havaí, já adoravam brincar nas ondas há milhares de anos .Eles moravam em ilhas e viviam navegando em seus barcos para pescar ou dar umas voltas pelas ilhas vizinhas.

Naquele pedaço, as aguas sempre foram muito agitadas, mas os polinésios não semtiam medo.Na verdade , até divertiam-se com as ondas gigantes.Às vezes,trocavam os barcos por tábuas e ,assim , acabaram inventando o surf. Engraçado que , no começo, só os reis surfavam em pé.Os outros podiam brincar apenas deitados.

Quando os jovens de outros lugares do mundo descobriram o que as tribos faziam sobre as ondas , também quiseram entrar na brincadeira.Aí, as tábuas foram trocadas por pranchas de madeira e o surf virou esporte.

Depois , as pranchas ficaram mais moderninhas.Diminuiram de tamanho e passaram a ser feitas de um material bem leve .

Nenhum comentário:

Postar um comentário