Depois de uma semana de espera pelas ondas, a World Cup of Surfing foi reiniciada na quarta-feira com um longo dia de competição em Sunset Beach.
Foram até realizadas disputas simultâneas em dois lugares da praia para recuperar o tempo perdido. Rolaram quase três rodadas completas de 16 baterias para definir os 32 classificados para as oitavas de final do último ASP World Prime do ano.
Esta etapa e a penúltima do ASP Women´s Tour terminam nesta quinta-feira para aproveitar este swell, pois não tem previsões para a entrada de outro até segunda-feira, quando acaba o prazo da segunda jóia da Triplice Coroa Havaiana. Quatro brasileiros passaram pela verdadeira maratona de 39 baterias disputadas num só dia. 
O potiguar Jadson André foi um dos cabeças-de-chave da terceira fase e só competiu uma vez, estreando com vitória na sua bateria. Ele já está garantido no ASP Dream Tour de 2011, enquanto os outros estão na briga pelas últimas vagas no grupo dos 32 primeiros colocados no ranking unificado da ASP que formarão a elite do ano que vem. 
As ondas de 3-4 pés, pequenas em se tratando de Havaí, fez com que os surfistas competissem com pranchas que normalmente não são usadas nesta época do ano na ilha de Oahu. 
O catarinense Alejo Muniz despachou o australiano Taj Burrow no último confronto do dia e continua defendendo o 29.o lugar. Bom que dois americanos que estão abaixo dele foram barrados na quarta-feira, Gabe Kling e Cory Lopez. 
Bom também para o paulista Wiggolly Dantas (35.o do ranking) e o carioca Raoni Monteiro (38.o), que tentam entrar na zona de classificação para o Dream Tour 2011. 
A batalha pelas últimas vagas promete ser intensa na quinta-feira decisiva da World Cup. Além deles, mais quatro que estão bem próximos dos 32 primeiros avançaram para as oitavas de final, o havaiano Dusty Payne (33.o), o australiano Tom Whitaker (34.o), o sul-africano Travis Logie (36.o) e o australiano Julian Wilson (41.o). 
Travis Logie é um dos adversários de Wiggolly Dantas nas oitavas, além dos australianos Luke Munro e Daniel Ross. 
Já Raoni Monteiro vai encarar três tops do ASP Tour 2010, o atual campeão mundial Mick Fanning, Brett Simpson e o brasileiro Jadson André. Só dois passam para as quartas de final. 
Na disputa seguinte, Alejo Muniz também terá um duro desafio com o defensor do título da World Cup, da Triplice Coroa Havaiana e vencedor da primeira jóia deste ano em Haleiwa, Joel Parkinson, o também australiano Shaun Cansdell e o havaiano Kekoa Bacalso. 
Outro brasileiro que tinha boas chances de classificação para o Dream Tour era o catarinense Willian Cardoso, que neste ano faturou o título de campeão sul-americano no ASP South America Star Series 2010. 
Ele até estreou bem com uma dobradinha verde-amarela com o paulista Gabriel Medina. Mas, na fase de entrada dos cabeças-de-chave, os dois e mais quatro brasileiros acabaram eliminados na disputa por vagas para as oitavas de final. 
No penúltimo ASP Women´s Tour de 2010, que também folgou na quarta-feira e será encerrado junto com o masculino nesta quinta-feira, uma bateria quase 100% sul-americana vai abrir as quartas de final. 
A peruana Sofia Mulanovich e as brasileiras Silvana Lima e Bruna Schmitz foram escaladas juntas para disputar as duas primeiras vagas para as semifinais com a australiana Tyler Wright, uma das novidades da elite feminina de 2011.
 

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário