Os números são quase o dobro do segundo da lista, os Estados Unidos, com seus 860 mil dólares e 21.000 pontos em cinco provas.
A ASP South America ainda conseguiu igualar os norte-americanos na quantidade de etapas do ASP World Prime, que valem mais pontos e tiveram sua premiação elevada para 250.000 dólares. Contando com o apoio da Adding Eventos e da Editora Abril na realização dos eventos, o Brasil também terá três e o tradicional Pro Contest abre a temporada dos grandes campeonatos nos dias 15 a 20 de fevereiro em Fernando de Noronha (PE).
As outras duas estrearão em picos igualmente de ótimas ondas na fortíssima “perna sul-americana” do meio do ano, com oito provas seguidas rolando desde 03 de maio pelo Brasil até 19 de junho no Chile.
O Saquarema Surf Pro International da Adding Eventos na Praia de Itaúna e o SuperSurf International Prime da Editora Abril na Praia da Vila, em Imbituba (SC), foram programados para as semanas seguintes do Billabong Rio Pro, que marca a volta da etapa brasileira do ASP World Tour para a capital carioca nos dias 11 a 22 de maio, inclusive da elite feminina que desde 2008 não competia no Brasil.
Nas duas provas serão oferecidas as maiores premiações do ano, 500.000 dólares para o masculino e 120.000 para as meninas, contra 425.000 e 110.000 das demais, respectivamente.
Mas, a série de oito eventos seguidos pela América do Sul começa antes, na nova etapa prevista para Natal, de 03 a 08 de maio em Ponta Negra, na capital do Rio Grande do Norte. É a praia do potiguar Jadson André, que vai defender o título da etapa brasileira do ASP Tour no Rio de Janeiro, daquela memorável final contra Kelly Slater em Imbituba na despedida do Billabong Pro de Santa Catarina.
ASP Prime no Brasil
Os melhores do mundo se apresentam na capital carioca até 22 de maio e a maioria fica no Brasil para a “perna” de meio-de-ano da ASP South America. Serão duas estreias do ASP World Prime rolando em seguida, além de um 6 estrelas masculino e feminino, com a série prosseguindo até 19 de junho no Chile, para quem quiser pegar altas ondas em Arica.
Acabou o Billabong Rio Pro e no dia 24 de maio começa o Saquarema Surf Pro International no “Maracanã” do surfe, que termina no domingo, 29, na Praia de Itaúna.
Do Rio de Janeiro para a antiga sede brasileira do ASP World Tour em Santa Catarina, com o SuperSurf Internacional mantendo a importância da cidade de Imbituba no cenário mundial na confirmação de uma etapa Prime na época de grandes ondas na Praia da Vila, 31 de maio a 05 de junho.
E na semana seguinte, 07 a 12 de junho, o Surf International fecha a passagem da “perna sul-americana” de meio de ano pelo Brasil, promovendo um 6 estrelas masculino e feminino na Praia Mole de Florianópolis.
Chile e Peru
Entretanto, a série só acaba no 3 estrelas Arica Surf Challenge nas ondas desafiadoras de El Gringo, no Chile, nos dias 15 a 19 de junho. O outro país da América do Sul nos calendários do circuito mundial é o Peru, que abre a temporada 2011 nos dias 21 a 23 de janeiro, com o Pro San Bartolo de nível 1 estrela do masculino e do feminino também começando na mesma semana.
Perna de fim-de-ano
Além de fortalecer a série de etapas do meio do ano, a ASP South America permanece com uma “perna brasileira de fim de ano” forte, com quatro provas do ASP World 6-Star entre os dias 27 de setembro e 23 de outubro.
Todas na reta final da corrida por vagas para o ASP Dream Tour, bem como na briga pelos títulos sul-americanos da temporada. Os campeões de 2010 foram o catarinense Willian Cardoso e a peruana Anali Gomez.
Esta nova fase decisiva deverá ser iniciada pelo Rio Surf Pro International na Praia do Arpoador, de 27 de setembro a 02 de outubro no Rio de Janeiro. Para os dias 04 a 09 foi marcada a volta da Praia Brava de Itajaí (SC) e para 12 a 16 o Billabong apresenta Surf Eco Festival na Praia da Armação, no Jardim de Alah em Salvador (BA), com o SuperSurf Internacional novamente fechando o calendário da ASP South America na Barra da Tijuca, de 18 a 23 de outubro no Rio de Janeiro.
Quase 2 milhões
Para a categoria masculina, será oferecida uma fantástica premiação de 1 milhão e 740 mil dólares nas doze etapas do ASP South America Star Series 2011. Mas, o escritório regional da ASP na América do Sul ainda vai distribuir mais 227 mil dólares em outros três calendários, o das quatro etapas programadas do ASP Women´s Star para decidir o título sul-americano feminino, o das três do Longboard masculino e o das cinco seletivas sul-americanas para o Mundial Pro Junior da ASP.
Ou seja, quase 2 milhões de dólares no total, sem contar os prêmios das etapas do ASP World Tour organizadas diretamente pela ASP Internacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário