terça-feira, 16 de novembro de 2010

Surf Rio Grande do Sul - Protesto contra as redes de pesca.


Vestindo camisetas com a foto do jovem, manifestantes saíram da plataforma de Atlãntida e seguiram pela Avenida Paraguaçu em direção a Capão da Canoa. Escoltados pela Brigada Militar, familiares e amigos do estudante de administração de empresas Thiago ruffatto, protestaram por mais segurança no Litoral e pela fiscalização das redes de pesca. O movimento organizado pelas mães de jovens surfistas que também morreram em redes de pesca entoava a frase: Discurso não, queremos solução. O jovem tiago Rufato, 18 anos, se afogou ao ficar preso numa rede de pesca, na tarde do dia 1° de novembro. Ele foi socorrido, mas chegou sem vida ao Hospital Santa Luzia.

Vestindo camisetas brancas com a foto de Thiago estampada, os manifestantes saíram da plataforma de Atlântida e seguiram pela Avenida Paraguaçu em direção ao centro de Capão da Canoa. É um manifesto pela vida, contra redes no mar e pela segurança dos banhistas - afirmaram os tios do garoto Jean Marcel, 30 anos, e Fabiane Martins, 34 anos.

ROTINA TRÁGICA
ABRIL DE 1988 - Redes mataram 49 surfistas desde 1978, uma morte a cada oito meses. Alguns capítulos dessa história: - Um surfista de 16 anos morre em Capão, dois meses depois de a prefeitura proibir a pesca por causa do risco parar esportistas.

FEVEREIRO DE 1991 - Em pleno fim de semana de verão, Fábio Lima, 18 anos, morre em uma área não destinada à pesca em Belnário Pinhal.

JULHO DE 2002 - No mesmo fim de semana, dois surfistas morrem, um em Cidreira e outro em Nova Tramadaí. Os casos expõem a falta de fiscalização das áeras de pesca.

JUNHO DE 2004 - ZH notícia: "Surfista morre preso a cabo de pesca". A vítima é Daniel Silva, 20 anos, morto em Rainha do Mar. O episódio revela o descumprimento da lei que prevê placas indicativas.

MAIO DE 2005 - Menos de um ano depois, o mesmo título se repete: "Surfista morre presa a cabo de pesca." dessa vez, a vítima é Júlia Rosito, morta em Cidreira.

ABRIL DE 2009 - Lucas Dias, 22 anos, morre em Capão Novo, e os surfistas desencadeiam mais uma campanha para melhorar a delimitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário