terça-feira, 9 de novembro de 2010

Promessas cearenses impressionam Carlos Burle no Titanzinho


Durante dois dias dedicados a um dos mais importantes celeiros do esporte, ídolo das ondas gigantes liderou treinamentos e avaliações do projeto Under My Wing para 15 revelações locais em Fortaleza/CE.


“O surfe me proporcionou a vida que eu sempre quis. Vim aqui para retribuir”. Com as palavras, o campeão mundial de surfe em ondas grandes Carlos Burle definiu seu papel ao longo dos dois dias dedicados aos 15 melhores surfistas iniciantes e juniores, de 10 a 18 anos, formados nas famosas ondas da Praia do Titanzinho, em Fortaleza/CE.

Nos dias 6 e 7 de novembro, o projeto Under My Wing trouxe pela primeira vez ao maior celeiro cearense de surfe a experiência do lendário “big rider” pernambucano de 42 anos, compartilhada com os jovens talentos através de treinamentos especiais, palestras, avaliações e até baterias de competição. Coroando uma carreira de mais de 25 anos, construída nas maiores e mais perfeitas ondas do mundo, Burle teve a oportunidade de conhecer de perto a nova geração da comunidade que já revelou profissionais de renome como Tita Tavares, Fabio Silva, Pablo Paulino, entre muitos outros.

“Um campeão precisa ser muito mais do que um grande atleta. Precisa ser um exemplo de ser humano. O esporte precisa ser reconhecido como ferramenta de transformação social e estamos aqui para garantir isso”, afirmou Burle.

O primeiro encontro aconteceu na tarde de sábado (06/11), na sede da Escola Beneficente de Surfe do Titanzinho. Carlos Burle abriu o evento falando aos participantes sobre a sua história e exibiu um vídeo que resgata seu passado, suas conquistas e os sonhos que contribuíram para torná-lo uma referência mundial no esporte.
No mesmo dia, os alunos participaram de sessões de yoga e alongamento e análise técnica de suas sessões de surfe filmadas. Também puderam exibir para o visitante ilustre o “Catá do Surfe”, método de treinamento original do Titanzinho em que os jovens simulam os movimentos das manobras sobre marcações desenhadas na areia, sem qualquer prancha. O procedimento foi criado pelo instrutor João Carlos Sobrinho, o “Fera”, fundador da escola de surfe que atua no pico há 15 anos e que abriu as portas para a realização do Under My Wing no “Titã”.

A manhã de domingo (07/11) foi dedicada a avaliações físicas individuais, com apoio de preparadores profissionais. À tarde, os participantes foram divididos em três categorias - iniciante, júnior e feminina - para baterias competitivas julgadas por ninguém menos que Carlos Burle, o professor Fera e o experiente big rider Aldemir Calunga.

Quem venceu na categoria iniciante foi Eduardo Lima, de 14 anos. Na júnior, para atletas entre 16 e 18 anos, destacou-se Felipe Damião, de 17. Entre as meninas, quem ficou com o primeiro lugar foi Camila Nero, com apenas 13 anos de idade e um longo futuro pela frente.

No entanto, quem mais impressionou a lenda das ondas grandes foram Ramon Matias, de 17 anos, e Juliana Souza - a pequena “Juju”, de apenas 10 - segundo lugar no mini-campeonato feminino.

“Considerando a pouca idade, a Juliana sem dúvida alguma está bem adiantada. Já o Ramon é um atleta que está praticamente pronto para ingressar no universo do surfe profissional. No geral, todos me impressionaram muito, pela disciplina e pelas manobras radicais”, analisou Carlos Burle, após um fim de semana certamente inesquecível para o atleta e toda a comunidade do Titanzinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário