quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ondas Grandes - Séries de mais de 40 pés marcam Nelscott Reef

Condições perfeitas marcaram a sexta edição do Nelscott Reef, a segunda etapa do “Big Wave Tour 2010”. No final de um dia intenso, marcado por ondas gigantes, o campeão foi Kohl Christensen. Chris Bertish ficou em Segundo e Jamie Sterling em terceiro.

De acordo com os relatos dos surfistas locais, o evento foi realizado durante o maior swell da história em Nelscott Reef. Pela manhã, as séries em Nelscott Reef passavam dos 40 pés. Fato que obrigou os organizadores a refletir sobre a real possibilidade dos surfistas conseguirem entrar remando em ondas tão grandes. Depois de esperar as condições acertarem, a primeira bateria foi pra água por volta das dez da manhã.

Um dos maiores desafios enfrentados pelos competidores foi conseguir varar o quebra coco. Enquanto ondas gigantes não paravam de quebrar, os competidores demoraram quase uma hora para conseguir superar a arrebentação. Lá fora, as condições estavam perfeitas! A final foi disputada por seis surfistas: Kohl Christensen, Chris Bertish, Kealii Mamala, Rusty Long, Peter Mel e Jamie Sterling. Três brasileiros disputaram a etapa de Nelscott reef: O baiano Danilo Couto, o pernambucano Carlos Burle e o saquaremense Marcos Monteiro.

Danilo ficou em quarto lugar na sua bateria da primeira fase e foi eliminado na sua estreia em Nelscott Reef.

O saquaremense Marcos Monteiro, um dos melhores surfistas brasileiros de ondas grandes na atualidade, mas que não conta com patrocínios fortes e vem bancando sua carreira no “Big Wave World Tour” com o dinheiro do próprio bolso, chegou até à semifinal, quando foi eliminado junto com Carlos Burle. O circuito mundial de surf de ondas grandes – Big Wave World Tour - foi criado no ano passado, quando o brasileiro Carlos Burle foi declarado campeão mundial graças aos resultados que alcançou durante a primeira temporada. O detalhe é que Burle conquistou o primeiro título mundial de ondas grandes sem ter vencido nenhuma das etapas do circuito.

Este ano, o calendário do “Big wave Tour” conta com cinco provas: Punta Lobos (Chile), Pico Alto (Peru), Nelscott Reef (Oregon/USA), Maverick’s (Califórnia/USA) e Todos Santos (México). A primeira etapa desta temporada foi disputada em maio, em Punta Lobos, no Chile. E foi vencida pelo chileno Cristian Merello. O peruano Gabriel Villaran ficou em segundo e o californiano Peter Mel em terceiro.

A segunda etapa foi realizada em agosto, em Pico Alto, no Peru. O campeão foi o havaiano Jamie Sterling. Dois brasileiros chegaram a final em Pico Alto. Carlos Burle ficou em terceiro lugar e Marcos Monteiro foi o quarto colocado. A próxima etapa será disputada em Maverick’s, no norte da Califórnia. O período de espera do evento de Maverick’s teve início no dia 01 de novembro. A prova pode ser disputada até o dia 15 de março de 2011.

Já o período de espera da etapa de Todos Santos, a última prova do calendário 2010/2011 do “Big Wave World Tour”, será aberto no dia 05 de Janeiro de 2011 e se estenderá até o dia 28 de fevereiro de 2011.
Após a disputa das três primeiras provas do “Big Wave Tour 2010/2011, o havaiano Jamie Sterling é o atual líder do ranking mundial. O californiano Peter Mel está em segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário