Alguns dias após o arquipélago das Mentawai, na Indonésia, ter sido atingido por um forte terremoto – 7.7 na escala Richter – seguido de um tsunami que, segundo testemunhas, chegou a atingir 3 metros de altura, a situação nas ilhas ainda é caótica.
Muitas comunidades estão praticamente isoladas do resto do mundo. Sem comida, sem água e, claro, sem a menor condição de higiene. O que diminui as chances de serem encontrados mais sobreviventes. Como consequência da atual situação, a população local vem sofrendo horrores e agora está ameaçada por epidemias de doenças como a cólera, o tifo e a malária, que podem causar a morte de ainda mais pessoas. 
Enquanto isso, algumas organizações não governamentais, entre elas a Surfaid International, vem, na medida do possível, procurando ajudar os desabrigados. O gerente da Surfaid nas Mentawai, Tom Plummer, postou um vídeo na internet que mostra um pouco a devastação na vila de Gogoa, na ilha de Pagai Utara, perto do pico de surf conhecido como Bat Cave. 
O que se vê nas imagens é muita destruição. Os sobreviventes estão assustados e o trauma causado pela força da natureza foi tão violento que muitos deles não conseguem nem se alimentar. Outros sobrevivem com água da chuva. 
Parte da ajuda que está sendo enviada para o arquipélago está tendo dificuldades em chegar até as comunidades mais afetadas. Desde o último sábado, o mau tempo vem dificultando a navegação na região. Para se ter ideia de como as condições metereológicas vem sendo mais um obstáculo, o ferry Ambu Ambu, que liga a cidade de Padang ao arquipélago das Mentawai, foi forçado a regressar a Padang por conta do mau tempo que vem dificultando o transporte da ajuda humanitária. 
Outra embarcação que carregava geradores para as Mentawai acabou naufragando. Felizmente nenhum dos 5 tripulantes morreu.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário