terça-feira, 16 de novembro de 2010

Kite Tour - Carol e Guilly são pentacampeões brasileiros

Emoção, choro e um duelo de gigantes. Foi assim a decisão do título brasileiro da categoria Wave Feminino de 2010. A "briga" de duas cariocas pela coroa do Tour emocionou o público que compareceu ao último dia de disputas do Kite Tour, na Praia da Barra da Tijuca (RJ).

Quando ninguém mais acreditava que o vento fosse entrar, ele não só soprou forte, como proporcionou uma das baterias mais emocionantes do Circuito. Em uma final que terminou empatada (9,5 pontos/cada atleta), Carol Freitas, com uma onda 6,5, levou a melhor e sagrou-se pentacampeã brasileira. Milla Ferreira, uma das grandes revelações do esporte, ficou em segundo lugar, seguida por Fernanda Garcia. No masculino, Guilly Brandão também conquistou seu quinto título. "Foi uma das baterias mais emocionantes da minha vida. Sabia que não seria fácil. Estou muito feliz", disse Carol, chorando bastante.

"Pedi para o meu pai me ajudar e mandar este vento. Tenho certeza que foi ele", completou emocionada. Campeão mundial de pesca submarina, o pai da atleta, Paulo Freitas, foi vitima de um acidente fatal quando ela tinha apenas dois anos. Disputado em melhor de três baterias, a briga pelo título entre as mulheres foi uma das mais emocionantes. Depois de perder a primeira disputa para Milla, Carol sabia que precisava entrar na água para ganhar. E foi exatamente o que aconteceu. Na segunda rodada, a atleta encontrou as melhores ondas da série e terminou em primeiro, deixando a decisão do título para o último confronto.

E como não poderia ser diferente, nesta bateria, as duas atletas travaram um duelo de gigantes. Com bastante estilo e radicalidade, as duas atletas surfaram muito, complicando a vida dos juízes. E para completar, Carol e Milla terminaram empatadas, com 9,5 pontos. Mas, pelo critério de desempate (melhor onda), Carol, que tirou uma nota 6,5, ficou com o título da etapa e conquistou o pentacampeonato. Milla ficou em segundo, seguida por Fernanda Garcia e Luana.

No masculino, a competição chegou até as semifinais. Guilly Brandão (SP), Robertinho Vieira (BA) e Felipe Ferreira (RJ), que haviam carimbado vaga para esta fase, dividiram o primeiro lugar, com 1000 pontos. Já Bruno Pitanga (BA), Fábio Nunes (SC) e Ian Glaza (SC), ficaram com a quarta colocação, com 710. Com este resultado, Guilly, que ganhou a etapa de Ibiraquera (SC) e do Ceará (CE), foi o grande vencedor do Kite Tour 2010. O paulista, que está na briga pelo tricampeonato mundial, conquistou seu quinto título brasileiro. Robertinho Vieira (BA) ficou em segundo, seguido por Felipe Ferreira, o Frajolinha (RJ).

"O vento chegou aos 45s do segundo tempo, mas deu pra fazer algumas baterias e foi bem bacana. Apesar de já ser meu quinto título, tem sempre um gostinho especial, pois chegar no topo é mais fácil que se manter lá", disse Guilly, que já embarca nesta semana para Austrália, aonde defende o título mundial da modalidade.
Já no Freestyle, por conta dos ventos fracos, os atletas não chegaram nem a entrar na água. No masculino, todos os competidores terminaram empatados em 13◦ lugar (485 pontos).

No feminino, as atletas dividiram a quarta colocação (710 pontos). Com este resultado, Carlos Madson, uma das revelações do circuito e vencedor da primeira etapa, foi o grande campeão brasileiro deste ano. Eudázio Silva e Tomás Teixeira completaram o pódio. "Fiquei feliz por ter conquistado meu primeiro título. Uma pena que não ventou aqui, mas faz parte. Dependemos da Natureza. Agora é treinar forte para brigar pelo bi", disse Madson, de apenas 16 anos.
Entre as mulheres, a paulista Bruna Kajyia terminou em primeiro, conquistando o tetracampeonato. Carol Freitas (RJ) foi a segunda colocada, seguida por Samy Marins (SC). Na Regata, vitória dos paraibanos Wilson Bodete e Nayara Licarião, que além de ganharem a etapa, sagraram-se campeões brasileiros. "É muito bom conquistar o tricampeonato aqui. Valeu a pena todo o esforço e dedicação. Espero ano que vem conseguir repetir o resultado e também me sair bem no circuito mundial", disse Nayara.

Com quatro vitórias, a paraibana, invicta na competição, sagrou-se tricampeã brasileira (3000 pontos). Já entre os homens, Wilson Bodete conquistou seu primeiro título, com 2710 pontos. Das cinco provas realizadas, o paraibano somou 6 pontos (1◦, 1◦, 2◦ e 2◦) e foi o atleta mais constante da competição. George Feitosa terminou em segundo, com 9 pontos (3◦, 4◦, 1◦, 1◦), e é o vice-campeão do Circuito (2480 pontos). Victor Adamo, o Pimpolho, campeão brasileiro de 2008 e um dos competidores mais experientes da modalidade, ficou em terceiro na etapa (5◦, 2◦, 1◦, 2◦) e no ranking (2465 pontos).

Resultado Etapa

Regata

Masculino
1-Wilson Bodete (PB) - 6 pontos
2-George Feitosa (PB) - 9 pontos
3-Victor Adamo (SP) - 10 pontos
4-Matheus Napy - (PB) - 13 pontos
5-Kaká Dutra (PB) - 17 pontos

Feminino
1- Nayara Licarião - 4 pontos
2- Samy Marins - 20 pontos
2 - Carol Freitas - 20 pontos

Wave

Masculino
1 - Guilly Brandão - SP
Robertinho Vieira - BA

Felipe Ferreira - RJ
4 - Ian Glaza - SC

Fábio Nunes - SC
Bruno Pitanga - BA

Feminino
1 - Carol Freitas - RJ
2 - Milla Ferreira - RJ
3 - Fernanda Garcia - SP
4 - Luana - RJ

Ranking Brasileiro

Regata
Masculino
1-Wilson Bodete (PB)- 2710 pontos
2-George Feitosa (PB)- 2480 pontos
3-Victor Adamo (SP) - 2465 pontos
4-Matheus Napy - (PB) -2010 pontos
5-Kaká Dutra (PB) -1870 pontos
Feminino
1- Nayara Licarião (PB) - 3000 pontos
2- Carol Freitas (RJ) - 2480 pontos
3- Tangriany Negreiros (RN) - 1580 pontos

Wave


Masculino
Guilly Brandão - SP - 2700 pontos
Robertinho Vieira - BA - 2330 pontos
Felipe Ferreira - RJ - 2163 pontos
Ian Glaza - SC - 2050 pontos
Fábio Nunes - SC - 1955 pontos
Feminino
Carol Freitas - RJ - 2700 pontos
Milla Ferreira - RJ - 2470 pontos
Fernanda Garcia - SP - 1580 pontos
Freestyle

Masculino
Carlos Madson - CE - 1985 pontos
Eudázio da Silva - CE - 1870 pontos
Tomás Teixeira - CE - 1775 pontos
Evandro Silva - CE - 1695 pontos
Alexandre Neto - CE - 1570 pontos

Feminino
Bruna Kajyia - SP - 2420 pontos
Carol Freitas - RJ - 2305 pontos
Samy Marins - SC - 2210 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário