quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Dito e Kito - Edição 257

A primeira vez
A primeira vez a gente nunca esquece. Frase célebre que marcou a vida do botafoguense de carteirinha e avaiano de coração, João, do Bar do João, da Guarda do Embaú. Aniversariante do mês, nunca tinha visto seus dois times ao vivo no campo e nunca tinha ido ao estádio da Ressacada. Então, como presente, ganhou dos avaianos Baldisero Filomeno e Max Mendes a oportunidade de fazer tudo de uma só vez. Para não dar problema no coração do "homi" o jogo acabou empatado. Detalhe: João também nunca tinha feito esta que é uma verdadeira maratona para ir à Ressaca, pois saíram da Guarda às 13 horas e retornaram somente às 22 horas. Tudo por causa da "bicha", que se forma antes e depois do jogo. Nossos parabéns ao João!





Orquídea é cultura
A vizinha cidade de Garopaba vai sediar, nos dias 26, 27 e 28 deste mês, a 3ª Exposição de Orquídeas e Artesanato, evento que vai contar com a participação da Associação Orquidófila de Maciambu, presidida por João Otávio Stahelin. Destaque para a premiação das 11 melhores variedades distintas de Laelia purpurata, flor símbolo do Estado de Santa Catarina. A entrada é franca.

Última homenagem
Centenas de pessoas se reuniam no dia 14, domingo, na praia de Pine Trees, Hanalei Bay, ilha de Kauai, Hawaii, onde o tricampeão mundial de surfe Andy Irons cresceu e surfou desde garoto, para prestar a última homenagem. Sua esposa Lyndie e os pais do atleta embarcaram em uma canoa para jogar as cinzas do surfista no mar, enquanto um helicóptero derramou flores sobre o local. Na Austrália, na Europa e na parte continental dos Estados Unidos, aconteciam homenagens simultâneas. O surfista norte-americano morreu no dia 2 de novembro, aos 32 anos de idade. Embora a causa da morte ainda esteja sendo investigada, sabe-se que o atleta estava com dengue, uma das possíveis causas. Em razão da doença, supostamente contraída na etapa de Portugal do Circuito Mundial, Irons desistiu de disputar a rodada de Porto Rico do Circuito Mundial, apesar de viajar até o país da América Central. Sem condições de competir, o surfista tentou voltar ao Havaí, onde morava, mas acabou fazendo uma parada em Dallas, onde foi encontrado morto.

Título de presente de aniversário
Os surfistas Júnior Maciel (Embau Surf Club), que aniversariou no dia 12 de novembro, e Carlos Kxot (Rip Fly), presidente e vice-presidente da Associação de Surfe e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG), respectivamente, continuam na disputa pelo título estadual da categoria Master do Circuito Catarinense de Surf Amador (Fecasurf). Prova disso foi o resultado da competição no último final de semana, dias 13 e 14, no Balneário do Rincão, quando aconteceu a penúltima etapa do Circuito Catarinense Rip Fly de Surf Amador 2010 com Maciel sagrando-se campeão e Kxot ficando na quinta colocação. Com estes resultados, Kxot está na terceira posição no ranking e Júnior encostou ficando na quarta colocação. Agora, tudo será decidido na última etapa que vai ser realizada na Praia do Campeche, em Floripa, nos dias 11 e 12 de dezembro. Além deles, disputam a categoria Steward Dean, primeiro do ranking e Leandro Grillo, na vice-liderança. Na categoria Júnior, Wayan Hinkel Santos (Stanley), surfista da Guarda, ficou na sétima colocação e está na mesma posição do ranking. Congratulações duplas ao campeão da etapa e aniversariante!

É demais
A notícia veiculada no Palhocense na semana passada de que os "resultados do Censo 2010 mostram que a população de Palhoça aumentou 32,37% nos últimos dez anos", um incremento três vezes maior que a média nacional, convenhamos, é assustador. Estudos mostram que o poder público é incapaz de acompanhar esse crescimento oferecendo melhores condições na infraestrutura, saúde, educação, saneamento e segurança. A moda agora em Palhoça é verticalizar, mas será que estão sendo exigidas das empresas construtoras as necessárias "medidas compensatórias" para aliviar estas necessidades? Aliás, é visível o problema que se avizinha, basta abrir o jornal e ver os problemas trazidos por esse "boom" populacional.

Por hora apenas surfista
A coluna flagrou o casal Sandro Vidal e Fernanda curtindo um domingo qualquer na praia da Guarda do Embaú e apreciando as novidades do Palhocense. Mas estes momentos devem ser cada vez mais raros, já que o ex-vereador de Santo Amaro da Imperatriz, do Partido Democratas (DEM), está a todo vapor pensando na campanha para 2012, quando pretende concorrer ao Poder Executivo daquele município. Sandro, inclusive, já escolheu alguns nomes para a coordenação da sua campanha.

BR 101 e as eternas filas
O feriadão do Dia da Proclamação da República deu mostras do caos que espera os turistas neste verão na BR-101 em nosso Estado. Na Assembleia Legislativa apenas os deputados Ronaldo Benedet (PMDB) e Altair Guidi usaram a tribuna na sessão da terça-feira (16), para externar seu descontentamento. Benedet informou que seu foco inicial na Câmara dos Deputados no próximo ano será a conclusão da BR-101. "Santa Catarina contribui muito em impostos e não merece ter a vida de jovens ceifadas nesta rodovia." Ele protestou contra "o atraso da obra e a falta de comprometimento do Governo Federal com a conclusão da duplicação". Em aparte, o deputado Altair Guidi (PPS) afirmou que o Sul do Estado depende muito dessa obra e que o ritmo deixa a desejar. De novidade eles disseram nada. O que falta é mais ação!

Exposição mostra as fortificações mantidas pela UFSC
Entre os dias 18 de novembro e 17 de dezembro estará acontecendo no Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC - Campus da UFSC, a Exposição "Fortificações da Ilha de Santa Catarina", com fotografias das fortalezas, trajes de época, réplicas de canhão e maquetes das fortificações de São José da Porta Grossa (Ilha de Santa Catarina/Praia do Forte), Santa Cruz (Ilha de Anhatomirim) e Santo Antônio (Ilha de Ratones Grande), todas sob tutela da Universidade Federal de Santa Catarina, promotora do evento. A realização é do Núcleo de Estudos Açorianos da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário