quarta-feira, 17 de março de 2010

Mineirinho cai na estreia; Fanning e Burrow retornam a WQS com vitórias


Margareth River, palco de um dos principais campeonatos da divisão de acesso, viu os tops do Circuito Mundial estrearem nesta quarta-feira. Favoritos e surfando em casa, os australianos Mick Fanning e Taj Burrow venceram com facilidade. Maior esperança brasileira, Adriano de Souza, o Mineirinho, foi eliminado na estreia, assim como Marco Polo e Jadson André. Coube aos “aspirantes” Wiggolly Dantas, Heitor Alves e Raoni Monteiro garantir o país na terceira fase da etapa seis estrelas prime.

Até o ano passado, boa parte da elite mundial não disputava a divisão de acesso. A criação de um ranking unificado, porém, fez a coisa mudar. É essa nova lista que define o grupo que permanece no Circuito Mundial. Taj tem 11.000 pontos (10.000 pela vitória na Gold Coast, etapa de abertura da temporada). Se vencer em Margareth, leva mais 6.500.

Quinto colocado no ranking mundial, Mineirinho caiu na bateria vencida pelo espanhol Aritz Aranburu. O francês Romain Cloitre levou a segunda vaga. Gabriel Medina, André Silva, Leonardo Neves e Alejo Muniz também foram eliminados. Neco Padaratz, Jihad Khodr e Willian Cardoso ainda vão estrear.

Wiggolly Dantas foi o único brasuca a vencer nesta quarta. Ele somou 13,23 pontos para deixar o americano Tanner Gudauskas (11,77) com a segunda vaga. O cearense André Silva e o americano Brett Simpson se despediram.

Integrante da elite mundial no ano passado, o cearense Heitor Alves conseguiu passar ao somar 9,74 pontos contra o australiano Bem Dunn (10,63).

Tanto a maior nota quanto a maior soma do dia foram de Owen Wright. O aussie tirou 8,67 e totalizou 17,10 pontos.

Taj Burrow encarou o brasileiro Raoni Monteiro, o irlandês Glenn Hall e o espanhol do País Basco Gony Zubizarreta. A última vez que o australiano venceu a etapa foi em 1997.

Mick Fanning passa à terceira fase - Estou relaxado e vou seguir meu plano de jogo, que é trabalhar bem e apenas aproveitar essas ondas. O tamanho está perfeito e, espero que a previsão continue acertando.

Bicampeão mundial, Mick não surfava em Margareth desde 2001, quando, aos 19 anos, venceu a etapa. Nesta quarta, ele passou, mas viu o compatriota Josh Kerr ficar com a primeira colocação.

- Foi minha primeira competição desde aquela vitória e foi bom para me acostumar à onda.

Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário