segunda-feira, 13 de julho de 2009

Maresia Surf International

Medina faz história

O jovem paulista Gabriel Medina ficou com o título do Maresia Surf International 2009, etapa de nível 6 estrelas do WQS disputada na praia Mole, Florianópolis (SC).

Em final brasileira, Medina derrotou o catarinense Neco Padaratz pelo placar de 15.83 a 12 pontos.

A vitória rende US$ 20 mil ao atleta, bem como 2500 pontos no ranking do WQS.

Já Neco embolsa US$ 10 mil e soma 2188 pontos na divisão de acesso do circuito mundial.

Medina, de apenas 15 anos, é o mais jovem atleta brasileiro a disputar uma final no circuito mundial.

O garoto deu show desde a primeira fase e roubou a cena com aéreos, tubos e rabetadas que levantaram a platéia. Na final, mais uma vez ele não intimidou-se com a presença de um adversário experiente e comandou as ações com notas 7.50 e 8.33.

Neco lutou muito pela vitória e investiu nas direitas, mas as notas 5.50 e 6.50 não foram suficientes para estragar a festa do jovem surfista de São Sebastião.

"Não estou nem acreditando, nem sei o que dizer. Vencer um WQS com apenas 15 anos é demais pra mim", comemora o tímido Medina.

"Sabia que teria mais uma bateria difícil na final, mas fiquei procurando as ondas e felizmente consegui fazer duas notas que me deram a vitória", diz o campeão.

Decepcionado com as pessoas que não acreditavam mais em seu surf, Neco ironizou no pódio: "Há muito tempo queria sentir essa sensação de voltar a subir ao pódio. Quero agradecer a todas as pessoas que não acreditaram em mim", brincou Neco, sempre ovacionado pela torcida.

"Tudo o que faço é com o coração, tudo o que conquistei na vida foi surfando. Depois que tive uma contusão no ano passado, imaginei que não pudesse mais surfar. Mas hoje, depois de muita batalha, depois de muito choro atrás das paredes, Deus me deu a oportunidade de reviver tudo o que conquistei", desabafa o catarinense.

"Esses dias estava lembrando do Ronado. Chamaram o cara de gordo, disseram que a carreira dele havia acabado, aí, o cara foi lá, fez gol e ajudou o Corinthians a ganhar o título de paulista. Não tenho mais nada a provar a ninguém em relação a resultado. Essa batalha não vai parar nunca", dispara Neco.

Nas semifinais, Medina despachou o havaiano Dusty Payne com um aéreo na última onda e Neco passou pelo aussie Matt Wilkinson em outra disputa acirrada.

Também chegaram ao último dia de prova o potiguar Jadson André e o paulista Miguel Pupo. Atual líder do WQS, Jadson parou nas quartas-de-final diante de um inspirado Neco Padaratz.

O catarinense exibiu um surf muito agressivo e pegou logo duas ondas para somar 8.17 e 8.33. Jadson tentou reagir com aéreos insanos e chegou a diminuir a diferença depois de obter 7.17.

O potiguar ainda tentou a virada com um aéreo rodando muito alto, mas não conseguiu completar a manobra e teve de contentar-se com quinta posição.


Apesar da derrota, Jadson comemorou bastante a liderança do WQS e também a vitória de Gabriel Medina na praia Mole.

"Foi uma emoção muito grande ver Medina vencer, estou muito emocionado mesmo. Deus sabe o que faz, ele mereceu o título", comenta Jadson.

"Em relação ao WQS, acho que fiz um bom trabalho e é importante conquistar a liderança do circuito. Vou lutar pela classificação ao World Tour e quero muito o título do WQS também", afirma Jadson.

O paulista Miguel Pupo também brilhou na praia Mole e ficou com a quinta posição no Maresia Surf International.

Pupo teve sua belíssima campanha interrompida pelo havaiano Dusty Payne, autor de 13.17, contra 10.16 do brazuca.


Maresia Surf International
Medina faz história
Por Ader Oliveira em 12/07/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário